quinta-feira, 13 de novembro de 2025, 10:48
Saúde do Homem

Unidades de saúde de Rondonópolis terão horário estendido no Novembro Azul

Homens poderão realizar consultas médicas e exames de rastreio do câncer de próstata.

Por Redação

04 de novembro de 2025, 07:00

Unidades de saúde de Rondonópolis terão horário estendido no Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou a programação do Novembro Azul, campanha voltada à saúde do homem. Em Rondonópolis, as ações têm foco na prevenção do câncer de próstata, tipo de câncer que mais causa mortes entre homens no país.

As atividades começam nesta quarta-feira (5), com horário estendido em todas as unidades básicas de saúde, das 17h às 20h. A medida busca atender homens que não conseguem procurar os serviços durante o expediente.

Durante o atendimento, haverá consultas médicas e encaminhamentos para o exame PSA, feito por meio de coleta de sangue e usado na detecção do câncer de próstata.

O secretário municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, destacou que a busca por atendimento é fundamental para o diagnóstico precoce. Segundo ele, a prevenção reduz riscos e amplia as chances de tratamento eficaz.

Além das consultas médicas, estarão disponíveis os demais serviços das unidades, como atendimentos de enfermagem, odontologia, aferição de pressão, verificação de glicemia e vacinação. Embora o foco seja o público masculino, os atendimentos serão abertos a toda a população.

Programação

No dia 14 de novembro, a Praça dos Carreiros recebe o Saúde na Praça, com ações do Novembro Azul e atividades de prevenção ao diabetes, em alusão ao Dia Mundial da Diabetes.

Em 25 de novembro, as unidades de coleta realizarão atendimentos para homens encaminhados ao exame PSA, nas unidades Vila Rica, Jardim Atlântico, São Francisco, Nossa Senhora do Amparo, Verde Teto, Parque das Rosas e Margaridas, Vila Paulista, Policlínica Itamaraty e Laboratório Central.

No dia 29, as unidades básicas de saúde voltam a atender em horário estendido, desta vez no sábado.

Câncer de próstata

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 71,7 mil novos casos de câncer de próstata em 2025. A Sociedade Brasileira de Urologia aponta que 17.587 homens morreram da doença em 2024, o equivalente a 48 mortes por dia, aumento de 21% em dez anos.

A recomendação é iniciar exames preventivos a partir dos 50 anos, ou dos 45 em casos de histórico familiar. Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas chances de cura.

Acompanhe nosso Instagram  do Pagina MT para mais conteúdos informativos.

Compartilhe agora: