quinta-feira, 19 de junho de 2025, 09:01
AGRICULTURA

Mato Grosso quer ampliar a produção de café

Governo estadual vai distribuir 300 mil mudas de cafezais para os municípios interessados

Por Redação

10 de março de 2024, 23:39

Além de soja, milho, algodão e da criação de boi, Mato Grosso agora está mirando no café, grão que tem como líderes nacionais os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O governo do Mato Grosso informou que vai distribuir 300 mil mudas de cafezais para os municípios interessados em estimular o cultivo do grão.

Um convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e a Prefeitura de Colniza, em Mato Grosso, está dando resultados, com a produção e distribuição de mudas de café. O Estado destinou por meio do Programa MT Produtivo Café R$ 1 milhão ao município, que é o maior produtor de café no Estado para a produção de 1,2 milhão de mudas, até abril deste ano.

Pela parceria, 300 mil mudas produzidas no Viveiro Municipal serão entregues a outros municípios interessados em investir na cultura, contribuindo com o avanço na produção de café no Estado. “Fizemos um convênio com a Secretaria de Agricultura Familiar em 2023 e agora as mudas já estão prontas para serem plantadas. Um caminhão da Seaf tem vindo aqui, retirado as mudas e levado para levar a outros municípios”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar de Colniza, Valmiro Alves.

Além das mudas, serão entregues kits de irrigação e calcário para a correção do solo aos produtores beneficiados. O objetivo é potencializar a produção de café no Estado e agregar valor à agricultura familiar, melhorando a renda das famílias produtoras.

Treze municípios já receberam ou estão na lista para receber as mudas produzidas no viveiro de Colniza, sendo eles: Várzea Grande; Barra do Bugres, em que as doações serão feitas para os indígenas da etnia Umutina; Paranatinga, para a comunidade Bakairi; Juruena; Juara; Nova Bandeirantes; Alto Taquari; Feliz Natal; Cotriguaçu; São José dos Quatro Marcos; Campo Verde; Peixoto de Azevedo e Reserva do Cabaçal.

Compartilhe agora: