O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja da Silva, estiveram no Vaticano nesta segunda-feira (13) para o primeiro encontro com o Papa Leão XIV. A reunião tratou de temas como religião, fé, Brasil e desafios globais.
Após o encontro, Lula afirmou nas redes sociais que parabenizou o papa pela mensagem de que fé não deve ser dissociada da atenção aos mais pobres. Segundo o presidente, foi defendida a criação de um movimento contra a desigualdade social, tomando como referência documentos do pontífice.
Veja também: Rondonópolis vive um cenário inédito: direita atacando direita
Lula também convidou o papa para participar da COP30, que será realizada em Belém. Leão XIV respondeu que, devido aos compromissos do Jubileu, não poderá comparecer, mas garantiu que o Vaticano estará representado no evento. O papa manifestou intenção de visitar o Brasil em outro momento.
O presidente mencionou ainda as recentes demonstrações de fé no país, como o Círio de Nazaré e as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Participaram do encontro os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.