quarta-feira, 16 de julho de 2025, 21:02
Decisão judicial

Justiça suspende liquidação da CODER após aprovação de projeto na Câmara de Rondonópolis

TJMT suspende projeto aprovado pela Câmara de Rondonópolis que previa a liquidação da CODER, após pedido do sindicato dos servidores

Por Rafaela Lima

16 de julho de 2025, 18:53

Justiça suspende liquidação da CODER após aprovação de projeto na Câmara de Rondonópolis
Coder - Foto: Arquivo

A Terceira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) suspendeu, na tarde desta quarta-feira (16), a tramitação e execução do Projeto de Lei Complementar nº 067/2025, que autorizava a liquidação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis (Coder). A decisão atendeu a pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), por meio de um agravo de instrumento com pedido de tutela antecipada.

A decisão judicial foi tomada poucas horas após a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, que registrou 17 votos favoráveis e 4 contrários.

A Coder é uma empresa pública com mais de três décadas de atuação em Rondonópolis, responsável por serviços de pavimentação, manutenção de vias e obras de infraestrutura urbana. A proposta de extinção da empresa, encaminhada em regime de urgência pelo prefeito Cláudio Ferreira (PL), gerou protestos de trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais.

No agravo apresentado ao TJMT, o Sispmur alegou irregularidades na tramitação do projeto, como a ausência de estudo de impacto financeiro, trabalhista e social, falta de plano para continuidade dos serviços e inexistência de negociação coletiva com o sindicato, como determina o Supremo Tribunal Federal no Tema 638. O sindicato também argumentou que a proposta representa risco de demissão em massa de mais de 600 trabalhadores, sem garantias legais.

Veja também: Câmara decide pelo encerramento da Coder com 17 votos favoráveis

A desembargadora Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, relatora do caso, considerou plausíveis os argumentos apresentados e afirmou que o projeto trata de matéria sensível, com potencial impacto social relevante. Ela destacou a necessidade de cautela diante do risco de prejuízos à população e aos servidores, e determinou a suspensão da tramitação do projeto até o julgamento definitivo do recurso.

A magistrada também determinou o envio do processo à Central de Conciliação e Mediação de 2º Grau do TJMT para tentativa de mediação entre as partes. A Prefeitura de Rondonópolis será intimada para se manifestar no processo.

Com a decisão, o processo de liquidação da CODER está temporariamente interrompido, e a continuidade da proposta dependerá do desfecho judicial e, possivelmente, de uma conciliação entre Executivo e sindicato.

Seguem as imagens do resultado judicial:

Justiça suspende liquidação da CODER após aprovação de projeto na Câmara de Rondonópolis Justiça suspende liquidação da CODER após aprovação de projeto na Câmara de Rondonópolis Justiça suspende liquidação da CODER após aprovação de projeto na Câmara de Rondonópolis Justiça suspende liquidação da CODER após aprovação de projeto na Câmara de Rondonópolis

Acompanhe nosso Instagram  do Pagina MT para mais conteúdos informativos.

Compartilhe agora: