Pela primeira vez na história da Exposul, a abertura oficial do rodeio será realizada com entrada gratuita para toda a população. A medida foi viabilizada por meio do aumento no valor do convênio entre a Prefeitura Municipal de Rondonópolis e o Sindicato Rural, que passou de R$ 900 mil para R$ 1 milhão.
A decisão representa um marco para o evento, tradicional na cidade, e amplia o acesso das famílias rondonopolitanas à programação cultural da feira. O convênio reforça a parceria entre o poder público e o setor produtivo, promovendo a participação popular no maior evento agropecuário da região.
O acadêmico Lucas Costa, do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), aprovado recentemente na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), destacou o papel dos agentes públicos envolvidos na viabilização do acesso gratuito.
“Quero enaltecer a atitude do Prefeito Cláudio Ferreira, junto com o Secretário de Governo Mykaell Vitorino, porque pela primeira vez na história, a abertura do rodeio na Exposul será com entrada gratuita. Isso só foi possível pelo aumento do valor repassado no convênio entre a Prefeitura e o Sindicato Rural, o que vai proporcionar a todas as pessoas o acesso a esse evento”, afirmou Lucas.
Além do aporte financeiro, Lucas destacou o trabalho da equipe jurídica da Prefeitura como essencial para ampliar os dias de acesso gratuito à feira. “Importante destacar também o trabalho jurídico que possibilitou essa expansão de mais dias gratuitos da Exposul, na pessoa dos procuradores gerais adjuntos: Dr. Vilmar Paranhos Júnior e Dra. Rafaela Pardins, com os quais tenho a honra de trabalhar junto.”
Veja também: UNEMAT recebe alunos da rede pública em stand na Exposul 2025
Para Lucas, a iniciativa reflete um esforço coletivo da gestão municipal. “Essa é uma equipe que está junto com o Prefeito Cláudio Ferreira, comprometida em transformar Rondonópolis em uma cidade de oportunidades, uma cidade referência no centro-oeste e destaque a nível nacional.”
O ato simbólico da abertura com portões abertos representa mais do que uma decisão administrativa trata-se de uma ação voltada à democratização do acesso à cultura, ao lazer e à tradição local. A medida valoriza a presença das famílias, dos trabalhadores e dos estudantes que integram a população do município.
Acompanhe nosso Instagram do Pagina MT para mais conteúdos informativos.